Como aprender a escrever conteúdo de qualidade
Como aprender a escrever conteúdo de qualidade
Para escrever textos originais e de qualidade não basta apenas boa gramática. Claro que esse fator é muito importante, pois um texto cheio de erros ortográficos e gramaticais desestimula o interesse de qualquer leitor. Com esse artigo você vai descobrir o segredo de como dominar a escrita e produzir um conteúdo rápido, relevante e com qualidade.
A primeira dica é treine sua habilidade de escrita. Escrever sobre um tema que você desconhece torna a tarefa mais árdua, porém com uma pesquisa bem aprofundada sobre o assunto, você vai adquirir domínio e ter mais confiança para saber o que falar. Após esta etapa, tente escrever sem nenhuma preocupação com regras, formas e estrutura. Escreva tudo o que sabe e aprendeu sobre aquilo.
Alguns chamam essa técnica de ‘brainstorm’ que, em português, significa tempestade de ideias. A proposta também é utilizada por muitas empresas como dinâmica de grupo para resolver problemas específicos, ou desenvolver novos projetos e ideias para juntar informação e estimular o pensamento criativo.
Depois de tudo isso o texto ainda vai estar sem forma, com vários erros. Então é necessário estruturá-lo em tópicos e desenvolver melhor cada assunto. Grandes blogs e sites de notícias podem servir como inspiração, dependendo do modo que você queira abordar o assunto. O importante é que o texto tenha apelo e desperte a atenção dos leitores.
Outro ponto que talvez seja um dos mais importantes desse artigo é – foco no título. Esta parte deve ser deixada para quando o texto já estiver concluído, assim você pode nomear o texto com as informações que escreveu, mas uma dica importante é – não repita as informações! Isto deixa o texto chato e cansativo para quem lê.
Edite, revise e reescreva
Nesta parte você já estará com o esqueleto do texto pronto. É agora que deve dar atenção as regras gramaticais, acentos, vírgulas. É importante utilizar bastante o recurso de frases e parágrafos curtos, pois nada mais entediante que abrir um texto enorme com frases pouco impactantes.
Busque mais dados! A internet é o melhor auxilio nessas horas, então use e abuse-a. Uma informação bem complementada e contextualizada faz toda a diferença em um texto e prova que o que você esta falando não é mentira.
Também tente melhorar o tom do texto – se ao você ler sente que não está ‘fluindo’, é importante dar mais atenção para este trecho, talvez reescrever ou trocar algumas palavras. Vale também ler em voz alta para conferir se a leitura está fácil e precisa.
O mais importante nesse momento é desenvolver um método que funcione para você. Buscar locais calmos para escrever, se afastar de televisão, Facebook e outras coisas que possam te aumentar sua distração também é importante. Evite parar em apenas um parágrafo e tentar desenvolve-lo, pois isso vai afetar o restante do texto.
Procure sempre se manter informado, leia revistas, sites, jornais sobre variados assuntos, pois se tiver que escrever algo que não saiba e já ter lido em algum lugar com certeza isso será muito positivo!
Seja o primeiro a comentar!