Marketing Digital Fernando Medeiros

A importância das Headlines em sua publicidade

A importância das Headlines em sua publicidade_742X360

A importância das Headlines em sua publicidade

Quando decidimos escrever para divulgar algum produto ou conteúdo, esperamos ter um retorno, não é mesmo?

Com a evolução da era digital, o trabalho de produção de conteúdos e vendas online aumenta gradativamente. E com a praticidade da internet, as pessoas buscam por informações que sejam simples e fáceis de se abstrair. Elas se atraem por textos que são claros, coerentes e concisos.

Para se obter sucesso, passar apenas as informações para o papel e divulgar não basta.

Quando escrevemos para a plataforma online, o tráfego é essencial. A quantidade de leitores de nosso conteúdo influenciará tantos nos ganhos, quanto na popularidade. Se preocupar com detalhes na hora de escrever um texto pode fazer toda a diferença em seus negócios.

Um detalhe que é uma arma poderosíssima em um texto é a palavra. Ela, quando atribuída na hora e no lugar certo pode fazer com que seu tráfego aumente em uma quantidade absurda. E claro, se seu tráfego aumenta, suas vendas também!

Na internet a concorrência é acirrada. Nela existem milhares de sites, blogs e redes sociais tratando de diversos assuntos, e muitas vezes até estão falando da mesma coisa que você. Portanto, precisamos ter um diferencial, e você irá descobrir como a palavra pode fazer seu conteúdo se destacar e chamar a atenção entre tantos outros.

As palavras, sozinhas ou em grupo tem o potencial de gerar sensações ao homem. Podem trazer alegria, descontentamento, indignação, curiosidade e um dos mais importantes, necessidade.

Para quem quer vender seu peixe através de um texto, deve ter em mente que suas palavras deixam de fazer parte apenas um texto informativo. Elas se tornam um objeto de sedução.

Agora vamos pensar um pouco na mente humana. O ser-humano é curioso por natureza, e isso não é novidade. Quando observamos algo que seja diferente, que nos chame a atenção, paramos para ver. Nosso cérebro funciona de forma automática, focando naquilo que mais nos atraí. Sabendo disso, devemos trabalhar nossa principal ferramenta para atrair e chamar a atenção de quem irá ver o que escrevemos.

Nossos olhos gostam daquilo que é diferente, que é grande, bonito, colorido. Tanto que, quando pegamos um jornal ou revista a primeira coisa que fazemos é ler a manchete. Os títulos têm um caráter convidativo, que mesmo sem nós sabermos, somos induzidos a ler.

E olha só. Aí está um dos grandes segredos do sucesso para atrair a audiência de seus conteúdos: são os títulos!

Veja bem, quando lemos algo, o título aparenta apenas ser um complemento para a matéria ou apenas algo superficial, porém ele é o responsável por instigar, atrair e fazer a pessoa ler e se interessar pelo seu conteúdo.

Com todas essas informações podemos concluir que as palavras utilizadas nos títulos é que irão determinar se as pessoas irão se atentar ao que escreve ou não.

Antes de darmos mais detalhes sobre o título e como trabalha-lo, gostaria de apresentar-lhes um termo: headline”. Hoje não vamos chamar de título, de manchete ou chamadas. Vamos trata-lo com honra, com uma nomenclatura mais bonita, afinal, ela nos trará grandes resultados.

Esse termo é utilizado há bastante tempo entre produtores de marketing de conteúdo e entre publicitários. Essa palavra que soa um pouco diferente aos nossos ouvidos é inglesa, e seu significado não é nada mais nada menos do que título.

As headlines podem ser definidas como a arte de escolhas de palavras corretas que geram uma notoriedade maior.

Ela tratará do tema central do texto, convidando e instigando o leitor a usufruir do conteúdo oferecido. Não composta de muitas palavras, é uma breve frase que passa a sensação de estar falando diretamente com você.

Quando trabalhamos uma headline devemos estar cientes de que ela será exclusivamente usada para atrair pessoas para a leitura de seu conteúdo. Para isso devemos trabalhar alguns atributos que farão seu leitor sentir necessidade daquilo que você está apresentando.

Separamos 5 atributos que você deve saber como usar para atingir o objetivo de uma headline.

5 atributos de uma headline

# 1 – Polêmica

Quando queremos chamar a atenção de alguém por alguma coisa, pegamos o nosso melhor e trabalhamos em cima dele como se fosse algo único, colocando apetrechos, ou o destacando de alguma forma.

Para chamar a atenção em uma headline, você deve transformar o tema central do texto em algo polêmico, algo que tenha exclusividade.

Use sua criatividade para transformar algo corriqueiro em algo que, da mesma forma como quando vamos chamar a atenção em nossa vida, seja único.

Induza seu cliente criando um certo sensacionalismo nas suas palavras. Seja engraçado, incite o medo, atualmente as pessoas gostam de conteúdos que utilizam essas técnicas.

# 2 – Seja objetivo

Mostre ao seu leitor em sua headline sobre o que você está falando. Quando tratamos com determinado público, devemos ser honestos com eles e não induzir que fala de algo quando na realidade é outro.

Claro que você irá trazer um ar de mistério que despertará curiosidade ao leitor, porém as headlines não devem ser abstratas e ir fora da realidade do seu tema central. Através do uso de poucas palavras devemos ser claros e coerentes; comunicar de uma forma que saibam do que se trata, sem deixar incógnitas e duvidas na cabeça do leitor.

# 3 – Seja persuasivo

Persuadir é induzir. Um dos atributos que merecem uma grande atenção.

Atualmente, com o grande crescimento de vendas online, e serviços oferecidos pela grande rede, esse trabalho é cada dia mais corriqueiro, portanto se você faz isso ou pretende trabalhar nessa área, estudar essa técnica e á pratica é essencial.

Persuadir pela internet é desafiador. É totalmente diferente de uma venda pessoal em que o vendedor está lá pronto para argumentar a favor de seu produto. Na internet você tem uma grande concorrência e ainda por cima o risco de perder o leitor em um piscar de olhos, ou por uma pequena falha na headline.

Para criar uma headline persuasiva se têm dois pontos que são essenciais:

  • Saber quem é seu público alvo, saber com quem você está falando. Isso te ajuda a tomar uma direção com as palavras.
  • Você deve conhecer seu produto, saber do que está falando para ter o que argumentar sobre ele.

Esse atributo é o responsável por seduzir e instigar o cliente. Deve ser muito bem trabalhada, pois ele pode fazer seu cliente ler seu conteúdo, se cadastrar em seu site e comprar.

# 4 – Trabalhe o intimismo

Gere uma linguagem onde ocorra uma aproximação com seu público alvo. Aqui também é importante que você saiba com quem está falando, pois assim sabe o nível de linguagem que deve usar.

Uma linguagem mais popular aproxima seu público de você.

# 5: Não escancare que quer vender

Evite aqueles títulos que já deixam claro a intenção de venda de determinada coisa, normalmente as pessoas fogem disso. Deixe subentendido que você está falando de um produto que irá gerar melhoria de vida ao cliente, que vai agregar algum valor a sua vida.

Trazer informações e exemplos curiosos sobre algo que faça parte da necessidade de seus clientes também é interessante. Primeiro que, ele terá motivos para ler algo que também se refere á ele. Segundo que isso se reverte em confiança, pois saber que outras pessoas usam o que ele necessita, irão o fazer comprar.

Percebe a importância da headline? Sabe quando você navega na internet e se depara com um título que te faz esquecer o que estava fazendo e que te direciona a determinado site para ler e apreciar um conteúdo? Aí vemos que a técnica de escrever um bom título funciona!

Atributos de headlines são muito utilizados sem que a gente nem perceba. A publicidade usa isso o tempo inteiro, de uma forma tão sútil que nós nem percebemos.

Trabalhe detalhadamente na escolha das palavras certas em sua headline, e não se esqueça que é muito importante sempre estudar classes de palavras e significados. Irá te ajudar muito a agregar um vocabulário rico.

Além das palavras, gostaria de citar algo que irá fazer um grande diferencial em seu negócio.

Infelizmente, no mundo online não basta apenas você escrever bem. São uma série de ferramentas que fazem com que seu negócio tenha um bom desenvolvimento e um destaque.

A headline faz parte de uma família que tem como objetivo pegar todo o conteúdo que você trabalha e transformar em algo atrativo. Da mesma forma que se é trabalhado o tema central do texto na headline, esse tema central se é trabalhado em todo o seu site.

Mas como assim?

Bom, vamos por partes…

Para quem não sabe, os spans que recebemos em nossos e-mails, ou aqueles textos promocionais que nos direcionam para a compra de um produto são escritos possuem uma técnica. Da mesma forma que a aparência de um site ou blog também possuem uma técnica.

Mas que técnica é essa? Bom, estamos falando da Copywriting!

Mas o que é isso? Copywriting pode ser definida como algo que transforma um determinado conteúdo em um todo que tem como objetivo, vender, divulgar, atrair.

Copywriting em detalhes

O Copywriting funciona assim: ela pega todo o seu conteúdo e o copia de alguma forma, porém, transformando ele em um produto persuasivo, de linguagem exclusiva fazendo com que ele convença seu público a comprar ou atrair tráfego a seu site de uma forma delicada. Ferramenta excepcional para quem trabalha com vendas pela internet.

Ele está presente desde a homepage de seu site até a parte do cadastro do cliente, ou seja, em tudo. No Copywriting tudo é escrito de maneira inteligente para persuadir seu cliente.

O Copywriting e as headlines andam juntas, e fazem um incrível trabalho. E da mesma forma que preparamos alguns atributos para executar uma headline de sucesso, fizemos isso também para o Copywriting, porém de uma forma diferente.

Como se trata de um todo, vamos mostrar o antes, a produção e o depois.

Antes:

Antes de produzir seu conteúdo, você deve se preocupar com os detalhes. Analisar pontos positivos e negativos te ajudarão nos passos a seguir.

Conhecer o produto

Quando decidimos vender ou divulgar algo, devemos conhecer muito bem antes de qualquer coisa. Saber suas qualidades, o que ele faz de diferente, seus pontos negativos, etc. Conhecer cada detalhe será importante na hora de oferecê-lo.

Determinar o público alvo

O público alvo é aquele o qual direcionamos o nosso produto. Determinamos ele através da segmentação. Um público alvo bem segmentado e especifico te manterá com um foco.

Devemos conhecer bem quem irá ver nosso Copywriting. Saber suas necessidades, sua faixa etária, seus problemas, seus desejos, se são homens, mulheres, etc. Quando conhecemos bem, podemos supor o que eles precisam, preferem ou gostam, ajudando-nos a criar um conteúdo que apresente uma solução a eles.

Traçar metas

Determine seus objetivos e onde pretende chegar. Pense em quantos clientes quer atender, ou o quanto de tráfego deseja atrair. Traçar metas te ajudam a continuar com seu objetivo.

Criar uma estratégia

Crie uma estratégia para ter um direcionamento de onde começar e para onde ir. Após estudar detalhadamente cada ponto. Enxergue seu projeto como um todo, pode ser o início de uma estratégia.

Produção

Utilize as palavras certas

Não esqueça de utilizar sempre as palavras certas. Ser persuasivo tem que ir além de querer vender. A própria palavra já diz, você precisa persuadir o cliente mostrando algo com suas qualidades e vantagens e transformá-lo em um objeto de desejo.

Tenha voz ativa

Escreva todo o seu conteúdo de uma forma sedutora. Isso acontece dentro da sua mente. Imagine que você está falando diretamente com seu público, de uma forma ativa e persuasiva.

Mostre seu produto

Quando seu conteúdo estiver pronto, mostre que confie nele, e faça testes, mostre ele sendo usado e ensinando como se usa. Isso despertará curiosidade nas pessoas e farão ter vontade de possuí-lo.

Descreva-o

Descreva seu produto o vangloriando, fazendo ele ser o melhor, colocando-o no topo. Não esqueça de escolher palavras que subentendam ganho, vitória, descobertas, etc.

Aparência

Pense em um design diferenciado, que seja algo agradável aos olhos das pessoas. A imagem que o produto ou o conteúdo passa é de extrema importância.

Após

Escute seu público

Saber a opinião de seus clientes faz com que gere uma troca de experiências. Se importar com o que eles falam gera confiança e muitas vezes pode ser até que tenha feedbacks positivos para melhorias e diferenciais.

Aproxime-se

Essa etapa tem relação com a anterior. Ouvir o cliente gera uma aproximação. A internet trabalha de uma forma intimista, e a maioria dos usuários exige uma certa confiança de onde estão. Manter uma relação entre empresário e cliente é muito valioso.

Confie

Confie no seu produto e no que fala. É muito importante, além de tudo, você se identificar com o objeto trabalhado. Tenha autoridade em suas palavras e acredite em você mesmo.

Gostou? Faça alguns testes! Você verá que esses detalhes farão muita diferença em seus negócios.

Olá, Eu sou Fernando Medeiros, Empreendedor Digital  e Quero Ajudar Você a Construir Seu Negócio Online de Sucesso!   
Coloque seu e-mail ao lado e receba GRÁTIS  meu E-book Os 3 Conceitos Básicos do Marketing Digital!
Fique tranquilo, odeio SPAM o tanto quanto você!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Fernando Medeiros sou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Empreendedor Digital e criador do Projeto Negócio Rentabilizado. Sou apaixonado por empreendedorismo desde 1990, pois acredito que através dele podemos ajudar pessoas a transformarem suas vidas! Minha missão é transmitir meus conhecimentos e ajudar as pessoas através do meu Projeto a conquistarem sua liberdade e independência financeira com o Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!