Marketing Digital Fernando Medeiros

Como usar mídias online para gerar tráfego para blog

Como usar mídias online para gerar tráfego para blog_742X360Como usar mídias online para gerar tráfego para Blog – Que a concorrência na internet atualmente é fortíssima, ninguém tem dúvidas. Isso ocorre porque é cada vez maior o número de pessoas conectadas e que buscam fornecer conteúdo em todos os nichos de mercado. São raríssimas as áreas que possuem poucos exploradores.

Mas em meio a tanta gente, como é possível se destacar e gerar tráfego para o seu blog de maneira eficiente e sem altos investimentos? Isso é possível?

A resposta a essas duas perguntas é SIM. As mídias sociais são importantes aliadas neste quesito. Fazer uso dessas redes como estratégia de marketing a divulgação de seus negócios é uma das técnicas mais baratas e que mais rendem resultado, pois milhões de pessoas estão conectadas às mídias sociais ávidas por informações e conteúdo para ser compartilhado.

Para quem trabalha com infoproduto, esta é a oportunidade de aumentar seu número de conversões, fornecendo material que gere interesse neste púbico para que ele possa interagir com a sua página e desejar aquilo que você tem a oferecer.

O primeiro passo é criar um perfil profissional em cada uma das redes que serão citadas no decorrer do texto. E as opções vão muito além das mais óbvias, como Facebook e Twitter. Novidades como o Snapchat também podem servir para que o seu blog cresça em número de visitas e se torne um estouro.

Se você ainda não conhece todas as mídias sociais disponíveis até o momento fique calmo, pois você não é o único. E nos parágrafos abaixo iremos colocar uma pequena luz no fim deste túnel para ajudar a entender como cada uma funciona e qual é a melhor forma de usá-la para gerar tráfego.

Periscope

O Periscope é um aplicativo vinculado ao Twitter que permite fazer uma transmissão ao vivo e interagir com o público por meio do chat. Esta ferramenta encontra-se disponível para Android e IOS e é uma das maneiras mais interativas de se comunicar com possíveis futuros clientes.

Este app pode ser um importante aliado no caso de lançamentos, por exemplo. Um empreendedor digital decidiu testar esta ferramenta no lançamento de um produto desenvolvido por ele mesmo.

O resultado foi surpreendente, pois como foi feito este evento via Periscope ao vivo, todos puderam participar. Aqueles que não tinham conhecimento prévio sobre o que era o produto, ficaram curiosos e por isso se mantiveram conectados durante toda a transmissão. E essas dúvidas foram bem interessantes para criar engajamento pelo conteúdo que estava sendo passado.

Outro ponto positivo é que o Periscope permite que o compartilhamento da transmissão seja feito, então muitos dos usuários que estavam acompanhando o lançamento, acharam válido compartilhar em suas redes, o que acabou por chamar a atenção de seus seguidores para acompanharem o evento.

Youtube

O vídeo, se bem feito, tem o poder de hipnotizar as pessoas e deixá-las por horas frente a uma tela quando se tem conteúdo. Por isso, esta é uma das maneiras mais eficientes de se conquistar tráfego qualificado de maneira gratuita para seu blog.

O Youtube é a maior e mais conhecida plataformas de geração e compartilhamento de vídeos do planeta. Ele é o terceiro site mais acessado do mundo, perdendo somente para o Google e o Facebook.

Milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam esta plataforma não só para assistir a videoclipes, filmes ou séries, mas também para buscar informações, tutoriais e conteúdo que lhes possa ser útil para o cotidiano profissional e pessoal.

Por conta disso, o Youtube é hoje uma das melhores fontes de tráfego entre todas as disponíveis, pois o público consegue ser estritamente qualificado para os mais variados nichos de negócios.

Para que você também se torne uma dessas referência no assunto de seu conhecimento, a primeira tarefa é criar um canal exclusivo para seu negócio. Vale ressaltar que agora, o Youtube permite que um mesmo usuário possua vários canais por meio de uma única conta, então se você já possui uma, basta acrescentar o novo canal.

Deixe-o com uma cara séria, da maneira mais profissional que se é possível deixar. É imprescindível preencher todos os campos e mostrar que seu negócio é sério e confiável.

Em seguida, vem a parte mais gostosa e a que dará início a geração de tráfego: os vídeos. O ideal é que seja feito o upload de um vídeo por dia, mas quando isso não é possível, uma média de três por semana é válida.

Não deixe a timidez te atrapalhar. Escolha assuntos do seu nicho que você tenha propriedade para falar e mostre sua cara e quem é você, qual a sua experiência e por fim as dicas.

Se de tudo você não conseguir de jeito nenhum ficar frente às câmeras, peça auxílio do PowerPoint para uma apresentação ou filme um tutorial em seu próprio computador, assim somente sua voz ficará disponível aos telespectadores de sua obra.

Lembre-se sempre de inserir o hiperlink do seu vídeo na descrição, para que as pessoas possam clicar e serem direcionadas ao seu blog. Afinal, é assim que o tráfego será gerado.

Outra estratégia infalível para o Youtube é trabalhar com comentários. Faça uma busca pelos vídeos de seu nicho de atuação com o maior número de visualizações da plataforma. A partir disso, comece a aparecer nos comentários, em publicações importantes e sempre com pontos positivos sobre a experiência que teve ao implementar as técnicas abordadas nos vídeos.

Para se ter um resultado no mínimo satisfatório, é preciso fazer de 20 a 30 comentários em publicações voltadas a seu nicho de atuação todos os dias. Não se esqueça que a persistência, paciência e a periodicidade são pontos essenciais nesta tarefa.

Vimeo

Esta é uma plataforma bem semelhante ao Youtube, para vídeos. Porém, aqui não são aceitos vídeos comerciais, de jogos eletrônicos ou qualquer tipo de pornografia.

O intuito aqui é que o usuário seja o criador/diretor de sua obra e possa partilhar com seus amigos seu momento de inspiração.

Só a título de curiosidade, a palavra Vimeo é um anagrama de “movie” – filme em inglês – e também a junção das palavras vídeo e me.

No Vimeo, o tráfego será gerado pelo conteúdo que será compartilhado por você. Convença os outros de que você tem expertise suficiente para bancar o que está falando e passe sempre informações de qualidade, a fim de evitar críticas negativas sobre seu produto e seu perfil.

Twitter

O Twitter permite postagens com apenas 140 caracteres, mas é incrível seu poder de alcance. Twittar sobre seu negócio pode ser uma ótima maneira de atingir seu público e ganhar seguidores.

Como no caso do Facebook, não basta jogar título de posts do blog com o link e ponto. Você não conseguirá resultado algum assim. É preciso que se tenha qualidade, mesmo que em tão poucos caracteres.

Além de ser ativo e ter uma frequência em seus tweets, é preciso seguir algumas dicas para que o marketing no Facebook funcione.

Já ouviu falar naquela famosa frase: seja simples e objetivo? Pois é, o Twitter funciona assim. E ai é que está o desafio, ser criativo, ter qualidade e compactar seu conteúdo em menos de 140 caracteres. E mais uma informação relevante é que os posts com menos de 100 caracteres conseguem até 21% a mais de interação do que os mais longos.

Portanto, pratique, pois é a prática que vai fazer com que você entenda seu público e comece a twittar de maneira mais orgânica.

Coloque o link de seu blog nos posts, mas o faça de uma maneira diferenciada e que gere interesse. Coloque-se no lugar do seu seguidor. Que tipo de tweet você acha interessante? Você o acessaria? Procure páginas que possam servir de exemplo e inspiração.

No caso do Twitter, opte por colocar hashtags inteligentes e esteja sempre atento aos trending topics do dia. São janelas de oportunidade para inserir sua página no assunto do momento.

Citações geram interesse. Pegue a melhor frase do seu texto e a tweet, juntamente com o link para a postagem original. Essa é umas das melhores opções para gerar tráfego orgânico, pois causam impacto e são úteis para o usuário.

Facebook

Apesar de ser a rede social conhecida, com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo, o Facebook é a rede social mais utilizada em todos os países. Para fazer crescer o seu tráfego orgânico, comece a estudar o Inbound Marketing, conhecida no marketing online como a arte de pensar em conteúdo de qualidade com o objetivo de gerar compartilhamentos em um nicho específico do público.

Pode-se dizer que sem ter uma estratégia traçada, conquistar público no Facebook é quase tão difícil como ganhar na loteria. Porém, uma vez conquistado o público, é uma espécie de efeito dominó, pois são usuários únicos que passam uma boa porcentagem de tempo diariamente navegando no Face.

Por conta disso, ele se torna tão imprescindível para a geração de tráfego para seu blog.

Muitos realmente não conseguem um resultado tão positivo ao utilizar desta ferramenta gratuita, mas isso acontece porque na maioria das vezes, são empresário que não se atentam ao que o público pede e têm uma visão muito deturpada e simplista do que é uma estratégia para Facebook.

Nem 50% das companhias estão preocupadas em criar um planejamento estratégico para participar desta rede social. Não basta simplesmente ter um perfil e fazer postagens pontuais e aleatórias. Isso com certeza não será suficiente para conquistar as pessoas, principalmente aquelas focadas no seu nicho.

Gerar tráfego orgânico é gratuito, mas demanda alguns investimentos, como em tempo e na produção de conteúdo de qualidade. O tamanho do investimento vai depender do seu foco e do porte da sua empresa. Para infoprodutos, por exemplo, os esforços devem ser voltados em mostrar resultados e apresentar cases reais que conquistaram seus objetivos por meio daquele serviço.

Paciência também é necessária, porque o retorno costuma aparecer em média e longo prazo, se tudo for feito de maneira planejada. Insistir é o lema para se chegar ao sucesso e, em geral, se consegue alcançar mais pessoas do que um tráfego pago.

Algumas variáveis devem ser levadas em conta na hora de preparar o material que será publicado, como conhecer bem o perfil de seu público alvo, saber a fundo quais são os assuntos que mais os interessam, como é a navegação, qual é a frequência, de onde acessam, entre outros pontos.

Esse estudo é essencial para conseguir atrais público qualificado, além de ter um norte para desenvolver posts atrativos para seus potenciais leitores/ clientes.

Dicas para o Facebook

Como já foi falado, o ponto principal para geração de tráfego é o conteúdo com qualidade. Tenha esta palavra como aliada em todos os posts e interações de sua página. Outro ponto importante é a superlotação de postagens. Não faça posts excessivos para encher o feed de notícias do usuário. Isso pode gerar desinteresse e uma impressão negativa sobre sua página. Apareça apenas em momentos específicos.

Evite postar no horário de pico, assim a concorrência é menor. Neste caso, é importante levar em conta aquela pesquisa, com a frequência que o seu nicho de usuários acessa a rede social.

Atente-se ao Facebook Insights. Esta ferramenta é o melhor termômetro para medir seu desempenho e dar um panorama do público que você está atingindo. Assim você pode fazer os ajustes necessários em sua página e posts para dar match!

Use e abuse dos links para sua página, blog ou outros locais que terão informações adicionais àquelas contidas no seu post. Seja o helper do seu usuário. Ajude-o a receber os seus problemas, como uma espécie de melhor amigo. Assim você os conquista e gera interação com a sua empresa. Isso pode ser uma abertura para a conquista de espaço na página pessoal de futuros clientes.

Uma pesquisa do Facebook revela que seus usuários são apaixonados por links. Eles são o segundo tipo de conteúdo preferido, perdendo apenas para os vídeos.

Os vídeos também são grandes aliados. Além do visual chamativo, conforme dito acima, é o conteúdo preferido dos usuários. O próprio Facebook têm investido na otimização por meio de tecnologias.

Olá, Eu sou Fernando Medeiros, Empreendedor Digital  e Quero Ajudar Você a Construir Seu Negócio Online de Sucesso!   
Coloque seu e-mail ao lado e receba GRÁTIS  meu E-book Os 3 Conceitos Básicos do Marketing Digital!
Fique tranquilo, odeio SPAM o tanto quanto você!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Fernando Medeiros sou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Empreendedor Digital e criador do Projeto Negócio Rentabilizado. Sou apaixonado por empreendedorismo desde 1990, pois acredito que através dele podemos ajudar pessoas a transformarem suas vidas! Minha missão é transmitir meus conhecimentos e ajudar as pessoas através do meu Projeto a conquistarem sua liberdade e independência financeira com o Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!