Empreendedorismo Fernando Medeiros

Como proteger meu empreendimento contra a crise

Como proteger meu empreendimento contra a crise_742X360

Que o Brasil está passando por um período de recessão complicado gerado por uma crise política e econômica, não é novidade para ninguém. Cada dia fica mais difícil ver a luz no fim do túnel com as notícias dos jornais diários. E a grande dúvida que paira na cabeça da maioria dos empresários e empreendedores é: como proteger meu empreendimento contra a crise?

O primeiro passo é: planejar. O planejamento deve estar sempre presente, em qualquer estágio de uma empresa, seja antes de ela sair do papel, no momento de sua abertura e no seu desenvolvimento.

Plano de Negócios

O plano de negócios é uma ferramenta importantíssima e que vai te ajudar, primeiramente, a saber se sua empresa tem potencial para gerar lucro ou se ela não se sustentará a longo prazo. É também neste documento que deve estar presente a previsão de crises e opções de saída.

Você abriu sua empresa sem um plano de negócios? Calma. Pensar estrategicamente em soluções a curto, médio e longo prazo pode ser uma das opções para sair de um momento de crise sem grandes danos.

O conceito de pensar somente no hoje e viver cada dia como se fosse o último funciona muito bem para as pessoas, mas não para os empreendimentos. Realizar um planejamento serve para ter uma linha orientadora que parte de uma flecha em busca do alvo.

Mesmo que antes da inauguração você não tenha trabalhado em um plano de negócios, busque ajuda e faça uma versão de um ano, uma de cinco e uma de dez anos. Esse é o primeiro passo para a busca de uma solução.

Pode ser que você não consiga realizar exatamente tudo o que está presente no plano, mas ele é essencial para que seu negócio se mantenha saudável dentro de um mercado.

Atenção

Estar atento ao mercado que se atua é básico, afinal, quando se está atualizado fica mais fácil prever um momento mais complicado, pois é possível fazer a leitura de alguns sinais.

Por isso, assista diariamente ao noticiário e busque informações específicas de seu mercado em veículos de imprensa voltados à área, porque além de ter notícias, é importante que elas tenham veracidade.

A diminuição da venda de um item específico, ou o constante aumento de preço de uma de suas matérias primas são alguns sinais possíveis de ser identificado e que podem te dar tempo para pensar antes de agir.

Respaldo

Assim como em sua vida pessoal, poupar cerca de 10% do que foi gerado pelos negócios é bem significativo, pois pode te salvar de um aperto. Por exemplo, aquele mês em que as vendas tiveram uma baixa considerável e as contas continuam no mesmo valor. Ao invés de pedir um empréstimo ao banco com taxas de juros altíssimas, você pode utilizar da poupança.

É preciso ter bastante controle, para esquecer desse dinheiro e só utilizar em caso de emergência.

Parcelamento

Evite parcelamentos. Quando você precisar comprar produtos, matérias-primas, algum tipo de serviço, ou qualquer investimento, tente pagar tudo à vista. Colocar as contas em várias vezes, mesmo que sem juros, é um erro comum e que na maioria das vezes gera descontrole financeiro para as empresas.

Parta do seguinte princípio: se tem dinheiro, faz. Senão o melhor a fazer é esperar o momento oportuno.

Olá, Eu sou Fernando Medeiros, Empreendedor Digital  e Quero Ajudar Você a Construir Seu Negócio Online de Sucesso!   
Coloque seu e-mail ao lado e receba GRÁTIS  meu E-book Os 3 Conceitos Básicos do Marketing Digital!
Fique tranquilo, odeio SPAM o tanto quanto você!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Fernando Medeiros sou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Empreendedor Digital e criador do Projeto Negócio Rentabilizado. Sou apaixonado por empreendedorismo desde 1990, pois acredito que através dele podemos ajudar pessoas a transformarem suas vidas! Minha missão é transmitir meus conhecimentos e ajudar as pessoas através do meu Projeto a conquistarem sua liberdade e independência financeira com o Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!