Marketing Digital Fernando Medeiros

Ter um Mentor faz toda a diferença para iniciantes

Ter um Mentor faz toda a diferença para iniciantes_742X360

Ter um Mentor faz toda a diferença para iniciantes

Diz o ditado que a propaganda é a alma do negócio. Em partes é a mais pura verdade. Mas antes que se chegue neste estágio, algumas questões devem ser resolvidas primeiro. Como proceder para o negócio realmente se tornar um negócio?

Como estabelecer e fazê-lo crescer para que se consolide e tenha uma alma? Essas são perguntas difíceis de serem respondidas. Porém, uma palavra pode ajudar, e muito, a resolver estes questionamentos: experiência.

Para os iniciantes no ramo do empreendedorismo a dica é consultar alguém com mais experiência do que você. Ter um mentor fará toda a diferença, podendo definir o sucesso do seu negócio ou o fracasso.

Por quê? Pelo simples fato de ele ter uma visão mais ampla de uma empresa e já ter passado por situações que você ainda vai passar.

Dificuldades

Todo início é difícil. Quem disser que tudo deu certo desde o início na abertura de uma empresa está mentindo. Somos seres humanos cometemos erros, nos esquecemos de detalhes importantes, faz parte da vida e de ser humano. Mas nada nos impede de aprender não somente com os nossos erros, mas também com o dos outros.

É neste momento que o mentor entra para fazer a diferença na sua empresa. O começo é o período em que os empreendedores iniciantes mais precisam de ajuda, aconselhamento e uma direção para seguir, guiada por alguém tenha mais conhecimento e experiência e possa indicar o caminho.

Vantagens do Mentor

O mentor com certeza vai te mostrar detalhes e caminhos sem os quais fica difícil, ou quase impossível, manter a empresa funcionando. Por ter mais conhecimento de mercado, ele pode te explicar o comportamento, te indicar qual é o melhor para investir, quando controlar os gastos, sinalizar os períodos e os sinais de que uma crise está se aproximando.

Além disso, ele pode te auxiliar no primeiro passo do empreendedorismo: o plano de negócios. Este é seu mapa, seu guia e melhor amigo na hora de abrir uma empresa. O plano de negócios é um documento que contém não só a ideia e base do seu empreendimento, mas também calcula a viabilidade e mostra os resultados a curto, médio e longo prazo, além de fazer uma projeção de fluxo de caixa e tempo de payback.

Outro ponto positivo de ter um mentor é na hora das pesquisas, outra peça base para uma companhia. Seja qualitativa ou quantitativa, esta coleta de dados indica as necessidades do seu cliente e como ele deseja que essas necessidades sejam atendidas.

O mentor vai ser aquele que, juntamente a você, selecionará as melhores ideias para atender as demandas identificadas neste processo.

Todas as empresas já passaram por um momento crítico, em que foi se instalada uma crise. Algumas sobreviveram e outras não. Ter um mentor vai ser essencial quando chegar este período na sua empresa, pois ele com certeza terá um atalho para indicar.

Só é importante salientar que é preciso ter humildade, mostrar respeito e querer aprender com os mais experientes. Lembre-se de que quem o está guiando, já passou pela mesma situação que você!

Busque um orientador, trabalhe em equipe e bons negócios!

Olá, Eu sou Fernando Medeiros, Empreendedor Digital  e Quero Ajudar Você a Construir Seu Negócio Online de Sucesso!   
Coloque seu e-mail ao lado e receba GRÁTIS  meu E-book Os 3 Conceitos Básicos do Marketing Digital!
Fique tranquilo, odeio SPAM o tanto quanto você!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Fernando Medeiros sou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Empreendedor Digital e criador do Projeto Negócio Rentabilizado. Sou apaixonado por empreendedorismo desde 1990, pois acredito que através dele podemos ajudar pessoas a transformarem suas vidas! Minha missão é transmitir meus conhecimentos e ajudar as pessoas através do meu Projeto a conquistarem sua liberdade e independência financeira com o Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!