Marketing Digital Fernando Medeiros

Como engajar seu público?

Como engajar seu público_742X360

A primeira pergunta que faço é: qual é o público que você quer atingir expondo determinado produto? É difícil, sim, no começo, mas não impossível!

Para começar a elaborar com frequência suportes e produtos consistentes e com boa qualidade é preciso de garra e persistência para despertar interesse do público na área comercial.

A cada dia que passa os conteúdos se tornam tediosos e assim acabam perdendo a chance no mundo digital, que é o mundo onde a velocidade opera 100x mais rápido.

Se você não souber engajar seu público, você perde para a concorrência. Observe os públicos abaixo para saber qual é seu ramo, primeiramente.

Público jovem: para atrair os jovens é preciso ter algo criativo em suas mãos. Os jovens, como são preferidos chamar de “formadores de opinião”, gostam de tudo que é novo, que choca, que seja motivo de felicidade para eles. Utilize linguagens da nova geração Y com eles. Não mostre um produto do século XX. Eles vão se entediar na hora e vão virar as costas pra você. Pesquise um pouco sobre a geração Y, que saberá de letra o engajamento com esse público.

Público idoso: já o público idoso é totalmente o oposto do jovem. Eles gostam de sossego, tranquilidade. Então, que tal mostrar para esse público um pouco sobre como caminhar, correr e nadar ajuda a saúde deles? Um produto que eles precisam muito, porém não encontram em lugar nenhum! Pesquise sobre esse público, os idosos precisam de muito carinho e atenção, portanto o produto deve ser referente a isso.

Público adulto: bom, vou direto ao ponto.. Um assunto que mexe com os adultos é sexo. Então, que tal um produto relacionado ao tema? Bora se libertar… Não há nada de mal nisso, principalmente porque esse público é aberto, maduro e dá chance com produtos iniciais. Um sexy shop é uma boa ideia, né? Fazer a publicidade dele então… Engajaria de cara esse público. Vai por mim, não vai se arrepender!

Público infantil: Olha, tenho uma dica excelente para você engajar de cara o público mais gostoso de trabalhar… Temas de aniversário. Na hora! Toda criança tem o sonho de ter o aniversário com um tema que ela é apaixonada (eu era e quero que meu filho seja igual). Invista nessa área de festas, não tem nada mais gostoso do que cativar um sorriso de uma criança com um produto seu.

Há outras formas de engajar seu público escolhido, que vou citar abaixo, confira:

Facebook

Hoje, o Facebook é a rede social mais famosa e acessada do mundo todo, onde estão presentes mais de milhares de pessoas viciadas de várias nacionalidades, idade, interesse, entre outros perfis. Com isso, muitas empresas (inclusive a sua) estão de olho na possibilidade de usarem essa incrível ferramenta de uso para entrar em contato com o seu público-alvo.

Porém, conversar apenas com seus clientes através do bate-papo do Face é bem mais complicado do que aparenta ser. E engajar esse público, então… Fica mais difícil ainda. Tenha bom humor, de princípio.

Mostre seu produto no Face com uma legenda bem humorada, fazendo uma brincadeira leve para atrair as pessoas em sua volta. Em segundo, dê informações úteis às pessoas. Por exemplo, se você é uma empresa com a linha de cosméticos, não mostre só seus produtos.

Dê dicas de como fazer uma boa hidratação no cabelo ou como fazer sua unha crescer mais rápido que o normal. Faça com que os clientes se divirtam com seus posts: “felicidade atrai felicidade”. Lembre-se!

Balada

Claro que se você é dono ou promotor de uma balada, para atrair clientes o correto é imprimir banners explicando local, data, área, tema da festa, o que está incluso, promoção para mulheres e valor da entrada.

A partir disso, o seu principal público é o jovem, e de se perguntar: meu público vai se sentir satisfeito ao ler isso? Esse banner está de acordo com tudo que meu público curte? O que pode ser mudado para atrair mais pessoas? Será que uma promoção não cai bem? Traz mais pessoas? Que tal colocar Open Bar? Aí os jovens piram, com certeza!

Depois de chegar a todas essas respostas, crie um blog ou site e comece a produzir conteúdos que sejam vinculados exclusivamente a seu público-alvo. Uma dica super importante é no site você colocar o e-mail para contato, nome completo, RG, endereço e o das pessoas acompanhantes para reservar ingresso na balada.

Com tudo isso feito, você atrai mais clientes, eles consumem dentro da balada, e no final quem se beneficia são todos. Você, os clientes, o local da balada, tudo! Então faça um bom banner, veja corretamente algumas promoções que atraia o público jovem e mergulhe de cabeça na proposta! Dá certo!

Vídeos

Os vídeos são uma ferramenta excelente para expor seu trabalho. Por exemplo, se você faz biquínis de crochê, qual seria o problema de construir um tutorial sobre a montagem do biquíni? Você não vai perder clientes, pelo contrário, vai atraí-los. Os vídeos têm a possibilidade de parar, prosseguir, fazer download, tudo.

A pessoa que se arrisca mostra para todos que seu trabalho é motivo de orgulho! E os vídeos podem ser colocados em qualquer lugar na internet. Seja Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp, portais de notícias, sites, blogs, etc. Há uma grande variedade de opções, então você pode se jogar nessa!

Algo que atrai muito em vídeos é tutorial de dança. Por que você acha que o instrutor vai perder o tempo dele fazendo milhares de vídeos de dança só para as pessoas aprenderem em casa? Óbvio que não! Ele faz isso para engajar as pessoas sobre seu produto, seu trabalho de verdade.

E nisso, as pessoas procuram pelo trabalho dele, o contratam como personal particular e no fim todos ganham! Se você é empreendedor, tentou mostrar seu trabalho por vídeo e não deu certo, te aconselho a tentar novamente. Essa ferramenta é excelente e cativa as pessoas em sua volta em questão de segundos!

Blogs

Há milhares de blogs pelo mundo virtual… Cada um com seu engajamento para determinado público, mas, quem disse que isso chama a atenção?

Vou te contar um segredo: o que mais chama a atenção em um blog são as crônicas, artigos, textos românticos, entre outros. A pessoa entra em um blog, vê um texto escrito da seguinte forma: “Você é o céu e eu sou seu”, “Para esse amor que vai chegar..”, “Foi sem teu amor que aprendi a me amar sozinha”, entre outros textos que vão chamar a atenção do público feminino jovem. Principalmente as adolescentes.

Você já parou para pensar que blogs humorísticos também chamam a atenção do público? Já pensou em ganhar dinheiro fazendo as pessoas darem risada à toa com publicações engraçadas que só você posta? Pois bem! As oportunidades estão em suas mãos, vamos aproveitá-las, milhares de jovens e adultos entram em blogs humorísticos para dar um pouco de risada.

Seu empreendimento será apenas para pensar em coisas engraçadas, montar imagens, falas, textos, vídeos se for preciso, legendas, falas inusitadas, e uma dose gigante de criatividade e postar!

Por favor, faça o teste e me diga se estou errada. Todos os sites humorísticos ganham repercussão por conta do leque de informações que os donos pensam. Basta tentar!

Youtube

Essa ferramenta é, sem dúvidas, a que ganha mais dinheiro pela internet. Acha que estou mentindo? Por favor, não pense nisso. Quantos youtubers ganham por mês postando sobre coisas sem sentido na internet?

Acontece que, essas coisas sem sentido, chamam atenção de milhares de adolescentes no Brasil. Como grande exemplo: Kéfera. A mulher começou com vídeos de cinco minutos bem simples com assuntos do cotidiano de uma pessoa normal.

O que chamou a atenção? Exatamente por isso, pela sinceridade que a youtuber esclarece nos vídeos do canal. Hoje, ela fatura muito e tem milhares de fãs. O empreendimento dela retornou 100%. Isso que quero dizer!

Dizem que youtuber não é profissão. Mas, vamos pensar… Quanto custa o tempo que você leva para gravar, cortar, editar, colocar efeitos sonos, efeitos especiais, mais alguns efeitos e converter ao Youtube?

Quanto fica a câmera que cada youtuber utiliza de princípio, o tema que ele usa para entreter as pessoas… Então é preciso de muita criatividade, sim. Não digo só de youtuber não, como de microempreendedores também, que começam mostrando seus produtos, seu suporte, e fazem uma divulgação para ter muitos acessos. Olha, vale a pena arriscar!

E-mail marketing

O e-mail marketing é a utilização do e-mail usado como ferramenta para marketing direto. Dessa forma, ele respeita procedimentos e normas pré-definidos, observando o retorno através de análises gráficas e relatórios, gerando assim campanhas dez vezes mais cobiçadas e otimizadas para o público. Há três tipos de e-mails marketing para ser utilizado em seu negócio.

Comerciais: tipo de e-mail voltado somente ao comércio eletrônico ou clube de compras. São e-mails objetivos, que assim que o cliente observa a mensagem, já capta na hora a publicidade envolvida no ramo. Essa forma prende a atenção do cliente e aumenta as chances do consumidor de adquirir o produto.

Newsletters: e-mails informativos cujo objetivo principal é aproximar os clientes de uma marca, criando um relacionamento entre a empresa e o cliente. As mensagens desse formato devem ser relevantes ao público-alvo escolhido. Seja ele em site, ou em rede social.

E-mail de serviço: oposto do e-mail comercial, o e-mail de serviço não é concebido de maneira massifica (para todos). É concebido especialmente para clientes exclusivos, com contatos de mailing de sua determinada empresa. Esse formato de e-mail é muito utilizado em sites de e-commerce, enviando com segurança para os destinatários.

Fanpages

Dicas de Fanpages de Salões de Beleza

O público-alvo feminino – seja menina ou mulher – é um ótimo exemplo para criar uma fanpage. Isso facilita as empreendedoras do salão muito, pois todas as mulheres adoram ler e compartilhar quaisquer informações na internet, se forem relacionadas à “beleza”. É de extrema importância que você aproveite isso e use a seu favor. Falo isso como exemplo para TODAS AS ÁREAS.

Crie artigos relacionados a dicas de beleza, as clientes vão ler e compartilhar na hora. Aproveite os conhecimentos de cabeleireiro e poste as promoções que o salão oferece. Na fanpage, aconselhe as mulheres a cuidarem melhor de suas madeixas com dicas inspiradoras.

Procure escrever sobre temas relacionados com os serviços que você oferece, não invente muito. Se seu salão há manicure e pedicure, maquiagem, depilação e afins, aproveite as promoções e coloque a satisfação de outras clientes.

Se houver dúvidas, pesquise, ou procure um profissional que te explique melhor dos procedimentos das fanpages. Mas na realidade, não é um monstro de sete cabeças.

Não use imagens de internet para mostrar seu trabalho, jamais. Isso é plágio. Use suas imagens, tire as fotos, edite e se for preciso corra atrás para postar na fanpage. Você colocando sua própria imagem vai despertar a atenção de muitas clientes femininas.

Estimule seu engajamento: comece já!

O engajamento é uma palavra muito utilizada quando o assunto se trata de marketing online. Conseguir um número alto de clientes é algo muito gratificante, mas, se eles não interagirem em sua página o resultado será totalmente negativo. O que você pode fazer é considerar que sua fanpage é de sucesso somente quando há engajamento, ou seja, quando os clientes curtem, adquirem, compartilham e comentam seu conteúdo.

Estimular seu engajamento é uma tarefa difícil no início, pois você precisa prender a atenção das pessoas em seu conteúdo próprio, precisa fazer com que elas gostem tanto do conteúdo como de você.

Visite páginas de sucesso e observe o que as blogueiras usam de diferencial. Você irá observar que elas postam todos os dias um tema diferente, mas com enfoque em seu público. Cerca de quatro postagens por dia é o ideal para começar a utilizar seu produto e chamar suas clientes.

Anote todas as informações que for colhendo, a cor do site, o design utilizado em cada blog, como aquela pessoa tem tanta credibilidade com clientes. São as pequenas informações que diferenciam seu produto no resultado final.

Olá, Eu sou Fernando Medeiros, Empreendedor Digital  e Quero Ajudar Você a Construir Seu Negócio Online de Sucesso!   
Coloque seu e-mail ao lado e receba GRÁTIS  meu E-book Os 3 Conceitos Básicos do Marketing Digital!
Fique tranquilo, odeio SPAM o tanto quanto você!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Fernando Medeiros sou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Empreendedor Digital e criador do Projeto Negócio Rentabilizado. Sou apaixonado por empreendedorismo desde 1990, pois acredito que através dele podemos ajudar pessoas a transformarem suas vidas! Minha missão é transmitir meus conhecimentos e ajudar as pessoas através do meu Projeto a conquistarem sua liberdade e independência financeira com o Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!