Marketing Digital Fernando Medeiros

Como a internet das coisas (IoT) pode impactar os negócios online?

Internet Das Coisas_742X360

A internet das coisas ou, em inglês, Internet of Things (IoT), é a principal responsável pela comunicação e trocas de milhões, bilhões e incontáveis dados e informações entre diferentes equipamentos tecnológicos.

Essas informações são transformadas em códigos que são emitidos por computadores e transmitidas a outros computadores que conseguem ler e traduzir essas mensagens. Nunca antes a humanidade teve um recurso tão potente, ágil e interativo nas mãos.

Essa tecnologia já impacta o mundo inteiro, dos processos industriais às coisas básicas e aparelhos domésticos. Bilhões de dispositivos espalhados pelo mundo possuem essa inteligência.

Ainda assim, milhões de equipamentos continuam sendo produzidos todos os dias: smartphones, TVs, tablets, PCs, wearables, etc.

Isso só prova que a tendência é o crescimento colossal e imensurável desta tecnologia.

Assim, todos os mercados, setores do comércio e profissões foram incorporados a essa sociedade da informação e já começam a se adaptar com a velocidade da nova maneira de estabelecer comunicação. Quais impactos os negócios sofrerão?

Novos mercados

Os negócios estão se adaptando a agilidade da internet das coisas, pois ainda estamos assistindo o florescer deste recurso, o início, e em pouquíssimo tempo muita coisa pode mudar e evoluir, as coisas se tornaram mais cítricas e rotativas.

Enquanto alguns mercados já tradicionais terão de se adaptar com a plataforma, outros mercados surgem – esses, emergindo já com a liberdade e flexibilidade que a internet exige.

Se nas organizações convencionais o foco recai sobre os produtos, empresas com foco em serviços eclodem em todos os cantos e, consequente, se espalham por todos os lugares. É caso, por exemplo, de Startups.

Essas empresas enfatizam o serviço, a informação, a comunicação horizontal e aproximação com os clientes. Muitas delas oferecem serviços como intermediários, sem ter, de fato, o produto.

O Uber oferece serviços de motorista, mas não tem sequer um carro, pois é um aplicativo que faz o intermediário entre o motorista e o cliente. O ali Express é outro que, por sua vez, não tem nenhum produto, mas o faz ‘meio de campo’ entre o comprador de qualquer lugar do mundo e o vendedor de qualquer lugar do mundo.

Recolhimento de dados

Outra forte característica da internet é a computação e armazenamento em nuvem, pois todos os dados de uma empresa e equipamentos podem estar conectados constante e simultaneamente. É um grande passo para controlar e ter total noção dos negócios.

Os dados também são aproveitados, por meio do big data da internet das coisas. Todas as ações dos internautas na rede e informações sobre o que lhe interessa ou não, são armazenados pelos computadores.

Essas informações preciosas sobre os ‘consumidores’ online costumam ser usadas pelas corporações para atender melhor as pessoas conectadas a rede, de modo que ofereçam produtos e serviços customizados e personalizados ao gosto do internauta.

A verdade é que entramos em processo de espiral e afunilamento tecnológico, a tendência é que a internet das coisas tome proporções ainda maiores e se torne mais participativa ainda no nosso dia a dia. E mundo dos negócios fatalmente será impactado, como já está sendo.

Um negócio online, hoje, pode sair do mundo virtual para entrar no físico, muito mais facilmente. Um exemplo é a TagPoint, que integra aplicativos a lojas físicas.

Está preparado para acompanhar essa revolução? Sucesso!

Olá, Eu sou Fernando Medeiros, Empreendedor Digital  e Quero Ajudar Você a Construir Seu Negócio Online de Sucesso!   
Coloque seu e-mail ao lado e receba GRÁTIS  meu E-book Os 3 Conceitos Básicos do Marketing Digital!
Fique tranquilo, odeio SPAM o tanto quanto você!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Fernando Medeiros sou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Empreendedor Digital e criador do Projeto Negócio Rentabilizado. Sou apaixonado por empreendedorismo desde 1990, pois acredito que através dele podemos ajudar pessoas a transformarem suas vidas! Minha missão é transmitir meus conhecimentos e ajudar as pessoas através do meu Projeto a conquistarem sua liberdade e independência financeira com o Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!