Marketing Digital Fernando Medeiros

Conteúdo de qualidade a alma do seu negócio

Conteúdo de qualidade a alma do seu negocio_742X360

O marketing com conteúdo de qualidade a alma do seu negócio! Saber anunciar o produto ou serviço é fundamental para conseguir ter boas vendas, mesmo quando o negócio é novo no mercado. E hoje, temos uma aliada a mais do marketing, a internet.

Através dela, conseguimos atrair clientes de todos os cantos do mundo. Ela modernizou o famoso marketing de boca a boca e nos trouxe outras formas de anunciar os produtos e serviços de um modo interessante e com baixíssimo custo.

Uma dessas formas é o Marketing de Conteúdo, que é quando você produz um anúncio com um conteúdo voltado para seu público-alvo, de uma forma que o entretenha, que seja de fácil entendimento para ele e que o “hipnotize” a comprar seu serviço, gerando lucro para a sua empresa.

Pontos de venda

Pontos de vendas são lugares onde você irá montar seu negócio. E na internet, há diversas opções de lugares para publicar seu conteúdo, ou seja, há diversos pontos de vendas online, como por exemplo: redes sociais, websites, blogs, anúncios pelas páginas, sites de buscas, e-mail, entre outros. Você pode publicar em todas elas, ou conectar umas as outras, o que agilizará o processo. Mas, nunca publique em uma só, pois isso diminui o alcance e a quantidade de clientes.

Na hora de decidir em qual publicar, é importante já saber qual será seu público-alvo, o que eles mais utilizam na internet e onde você os encontrará em maior quantidade.

Redes sociais

As pessoas estão conectadas nelas 24h por dia, então é um excelente ponto de venda. Também, é a famosa vizinha na janela do século XXI, o lugar onde todo mundo consegue saber de tudo que ocorre em todos os cantos do mundo e ir compartilhando com seus amigos.

O interessante das redes sociais é que dependendo de qual for seu público-alvo você pode utilizar uma linguagem mais informal. Através delas, os seus clientes também conseguem se sentir mais íntimos e familiarizados com a empresa, já que veem todos os dias assuntos e novidades relacionadas a ela.

Mas, atenção! As redes sociais também podem ser um ponto negativo, se mal utilizadas. Já que todas as notícias se espalham rapidamente nela, é de suma importância ficar atento aos comentários que fazem a respeito de sua empresa, principalmente aos comentários negativos.

Se possível, responda a esses comentários e procure fazer uma análise deles para saber se realmente o cliente não tinha razão e a empresa precise melhorar naquele respectivo ponto comentado.

Veja abaixo alguns exemplos de redes sociais que são bastante conhecidas aqui no Brasil:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Tumblr;
  • Snapchat;
  • Whatsapp;
  • Instagram;
  • Skype;
  • WE Heart it;
  • Lookbook;

Blogs

O blog se tornou uma forma barata de você ter seu negócio online. Você pode montar um sem gastar absolutamente nada e utilizar as redes sociais para divulgá-lo. É interessante utilizar esse ponto para publicar coisas mais extensas, dicas de como utilizar determinado produto, explicar melhor sobre determinado serviço ou outras publicações relacionadas ao seu negócio.

No blog, você só precisa tomar cuidado para não fazer publicações muito longas, postar conteúdos que não sejam relacionados com o seu negócio ou com seu público-alvo, publicar algo que possa denegrir a imagem de sua empresa ou de outras empresas e ficar atenta para não ter erros de português.

Websites

São bem parecidos com o blog, mas você precisará desembolsar um dinheiro para tê-lo. Outra diferença é que você poderá torná-lo sua loja online e realmente vender seus produtos e serviços.

Caso o transforme em uma loja online, só fique atento ao sistema de entrega do produto e/ou serviço. Caso contrate uma empresa para fazer isso, pesquise bastante sobre ela antes, se é de qualidade e segurança, para que a entrega seja feita da melhor maneira possível.

Os anúncios pelas páginas e os sites de buscas

Também são excelentes opções, mas requerem dinheiro e estudo. Também se deve ter cuidado, pois esses acabam sendo somente uma vitrine, quase ninguém clica em links por medo de vírus. E não se esqueça de escolher os sites que quer inserir os anúncios com atenção, lembre-se de verificar se é um ponto com visitas frequentes do seu público-alvo e se o site contém palavras-chaves relacionadas com o negócio.

Tipos de conteúdos

E-mail Marketing

Com o e-mail utilizamos o E-mail Marketing, que funciona da seguinte forma:

Através do seu blog ou website você pode sugerir aos seus visitantes que deixem seus e-mails para receberem novidades e promoções, assim você poderá enviar e-mails constantes para eles contando sobre novidades e promoções, mandando fotos e infográficos, tudo para manter seus clientes bem informados de tudo o que está acontecendo na empresa e o atraí-lo a visitar a empresa.

Uma dica fundamental para esse tipo de marketing é tomar muito cuidado para ele não ir para o spam, mandar o e-mail no seu nome e com assuntos que faça o destinatário abrir o e-mail. Além disso, é bom não enviar todos os dias, para o cliente não enjoar e começar a descartar a mensagem sem nem ao menos abri-la.

Infográficos

Os infográficos são formas de divulgar os dados da sua empresa de uma forma bonita e atrativa.  Essa também é uma forma de divulgar a sua empresa, já que através dos números, as pessoas conseguem saber se realmente a empresa é boa no que ela precisa. Montar um infográfico também é interessante para você acompanhar como anda o desenvolvimento de seu negócio.

Alguns cuidados que você precisa tomar com o infográfico são: colocar dados reais, fazer realmente uma pesquisa com seus clientes e editá-lo de uma forma atrativa e interessante para seu público.

Vídeo Marketing

O Youtube tem virado febre, diversos públicos o acessam diariamente, então também é um excelente ponto de divulgação, além de nos lembrar de Vídeo Marketing, que serve para você fazer divulgação através de vídeos.

Só fique atendo a essas dicas: o vídeo precisa ter boa qualidade, pouca duração, ser bem planejado, ter um script, uma iluminação boa, agir naturalmente na hora da gravação, ser atrativo e ter um título com palavras-chaves.

Palavras-chaves

Em seus conteúdos utilize palavras-chaves, isso ajudará as pessoas a encontrarem sua publicação com mais facilidade. Coloque-as no título, no texto e, se em redes sociais, é interessante criar hashtags.

Parcerias

Outra dica que tem ajudado milhares de empregas mundo afora são as parcerias, quando você entra em contato com blogueiras populares para que elas façam a divulgação da sua marca por um valor X, ou por uma porcentagem X. Ou, quando você simplesmente deixa a qualidade da sua marca falar por si, somente enviando o produto para uma blogueira popular que tenha o público-alvo igual ao seu, e se seu produto realmente for bom ela irá divulgar e recomendar a suas leitoras, o que dará mais credibilidade ao seu negócio.

Essa tem sido uma tática nova bastante utilizada, pois as empresas conseguem fazer uma divulgação de seu negócio sem ter muito trabalho, e ainda produzido por pessoas que já estão familiarizadas com o marketing digital.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é tudo já explicado aqui neste post. É a prática de utilizar a internet como forma de Marketing, através de redes sociais, blogs, websites, e-mails, infográficos, vídeos, etc, porém com um foco diferente do que geralmente esperamos das empresas.

Os donos de negócios que praticam o marketing de atração (outro nome do Inbound Marketing) querem melhorar seu negócio, descobrir o que as pessoas estão achando do serviço prestado e fazer uma melhor disputa com seus concorrentes.

Elas conseguem através desse método atrair sim novos clientes, mas esse não é o foco principal, o principal para essas empresas é levar conteúdos de qualidade e relevância aos seus clientes, mostrando, sobretudo, qualidade nos produtos e serviços prestados, além de interesse em melhorar cada vez mais o atendimento, a qualidade do produto, dos serviços e o relacionamento com as pessoas que o rodeia, pois são uma das coisas mais importantes para um negócio.

Mantenha-se atento

Depois de tanto criar em investir no marketing de conteúdo e de atração, você empreendedor precisa continuar sempre atento, e realmente colocar em prática o Inboud Marketing. Para isso, iremos dar algumas dicas do que você precisa fazer para deixar esse seu investimento a todo vapor e conseguir estar por dentro das opiniões das pessoas referente à sua empresa, fazendo melhorias constantes nela e agradando cada vez mais seu público. Vamos às dicas?

  • Mantenha-se conectado. De preferência tenha um celular para serviço e tenha todas as redes sociais da sua empresa conectadas nele;
  • Leia ao máximo de comentários que puder. Sempre terá opiniões valiosas neles;
  • Responda ao máximo de comentários que puder. Isso mostrará que a empresa está disposta a ouvir opiniões e fazer melhorias;
  • Mantenha-se atualizado. Saiu uma rede social nova e ela bombou? Hora de seu negócio estar nela também;
  • Tenha dias para certas postagens. Como no blog ou no Youtube, quando você tem dia certo, as pessoas já sabem quando devem voltar;
  • Se você gostou da opinião de alguém em algum comentário, curta, recomende e quem sabe até a coloque em prática, vai que a pessoa te deu uma dica valiosa de melhoria;
  • Quando houver alguma mudança na empresa não se esqueça de avisar aos seus clientes através das redes desses conteúdos;
  • Faça pesquisas frequentes para saber a opinião de todos que frequentam seu negócio, para obter ainda mais noção de quanto precisa melhorar e em que;
  • Tenha gráficos. Isso ajudará você a perceber o quanto sua empresa cresceu.

Dicas para fazer um bom marketing de conteúdo

Para finalizarmos este post, vamos a algumas dicas para você produzir um bom marketing de conteúdo. As dicas virão misturadas, servindo para diversos conteúdos em diversos pontos de vendas. Então, vamos às dicas?

  • Tenha bastante atenção com erros gramaticais e com a utilização do Photoshop. Lembre-se, tudo na internet vira piada;
  • Peça aos seus leitores, seguidores e clientes que comentem, curtam e compartilhem as publicações feitas;
  • Utilize uma linguagem de fácil entendimento para seu público;
  • Na fonte, também utilize alguma que tenha a ver com seu público-alvo;
  • No layout e imagens de seus conteúdos, utilize a que atrairá mais seu cliente;
  • Procure abordar assuntos que sejam pertinentes a eles e relacionados ao seu negócio;
  • Atualize sempre todas as páginas. Se estiver sem tempo para isso, contrate alguém ou arrume um sócio;
  • Não faça publicações muito longas;
  • Utilize palavras-chaves;
  • Produza conteúdos com qualidade;
  • Mantenha uma boa imagem.

Contudo, deu para perceber que essa é, sem dúvida, uma forma de marketing bastante atrativa, que tem retorno rápido, se feita com qualidade e dedicação, além de ser um método interessante de se manter perto do seu público e escutar as críticas e elogios deles.

Levando as dicas para dentro de sua empresa e prestando serviços cada vez com mais qualidade, além de atingir cada vez mais as expectativas daqueles que se filiam ao seu negócio. Tudo isso tornará sua empresa melhor e mais lucrativa!

Olá, Eu sou Fernando Medeiros, Empreendedor Digital  e Quero Ajudar Você a Construir Seu Negócio Online de Sucesso!   
Coloque seu e-mail ao lado e receba GRÁTIS  meu E-book Os 3 Conceitos Básicos do Marketing Digital!
Fique tranquilo, odeio SPAM o tanto quanto você!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Fernando Medeiros sou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Empreendedor Digital e criador do Projeto Negócio Rentabilizado. Sou apaixonado por empreendedorismo desde 1990, pois acredito que através dele podemos ajudar pessoas a transformarem suas vidas! Minha missão é transmitir meus conhecimentos e ajudar as pessoas através do meu Projeto a conquistarem sua liberdade e independência financeira com o Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!