Empreendedorismo Fernando Medeiros

Virando a Chave do Mindset

Virando a chave do mindset_742X360

O Brasil se encontra em um momento delicado, vivemos por aqui uma crise política e econômica como nunca antes visto, o que tem se refletido no nosso cotidiano, principalmente quanto o assunto é a nossa profissão, e, mais do que isso, quando o assunto é trabalho de uma forma geral.

Sabemos que muitas pessoas vivem infelizes em seus trabalhos, não fazem algo que gostam, mas fazem aquilo porque precisam, afinal de contas, todos nós precisamos viver e sustentar nossas casas e famílias. Muitas pessoas sacrificam sua felicidade profissional pelas pessoas que amam e que precisam dela.

Mas, acontece que, muitas vezes, em um momento de crise como este, nem mesmo empregos que não gostamos aparecem, e tudo fica ainda mais complicado. Desde o ano passado, milhares de brasileiros perderam seus empregos, isso entre aqueles que faziam o que gostavam e também aqueles que faziam algo que não gostavam muito.

Mas é claro que todos nós merecemos ser felizes, e eu estou aqui, escrevendo este artigo, justamente para te ajudar nessa tarefa, pois quero que você seja muito mais feliz e, portanto, tenha uma carreira muito mais promissora. Quando estamos felizes, o sucesso é atraído mais rapidamente e tudo de melhor acontece em nossas vidas.

Para deixar para trás as dificuldades e a crise e começar a ser mais feliz e trabalhar com algo que realmente ama, existem duas coisas que podem te ajudar: a criatividade e o trabalho. Nos momentos de crise, são essas duas coisinhas que fazem total diferença e podem fazer com que você saia dela muito melhor do que entrou.

Mas, o que é ser criativo e trabalhar? Como funciona isso? Você pode estar um pouco confuso, eu entendo, mas para mim a única coisa que vem à mente quando falamos de criatividade e de trabalho é com certeza o empreendedorismo. Com ele, você consegue encontrar soluções que ninguém mais viu.

Sim, o empreendedorismo é um mundo aberto cheio de possibilidades, você pode transformar qualquer habilidade sua, qualquer coisa que você saiba fazer, ou goste de fazer, em um negócio lucrativo. As pessoas estão sempre interessadas em saber mais e aprender mais sobre as coisas, e muitas delas adorariam ter acesso ao que você sabe.

Comece a pensar em tudo o que você gosta de fazer e que sabe fazer, coisas que as pessoas te elogiam. Agora olhe com outros olhos para isso e veja como você pode transformar isso em dinheiro, tenho certeza que é totalmente possível fazer isso e você vai até mesmo se achar burro por nunca ter pensado nisso antes.

Mas, aqui entra outra questão. Ser empreendedor é mais do que uma simples opção, é uma forma própria de pensar e de agir, que faz com que você chegue ao sucesso. Todo empreendedor pensa e age de forma parecida e é isso que faz dele um empreendedor. É isso que chamamos de mindset de empreendedor.

Quer saber o que é um mindset empreendedor? Então leia mais sobre o assunto a seguir e abra sua mente para um novo mundo de possibilidades!

 

Virando a chave do mindset positive mindset_742X360

 

O que é um mindset?

Se fôssemos traduzir a palavra mindset do inglês para o português de forma direta e ao pé da letra, teríamos algo como “conjunto de mente” ou “conjunto mental”, mas, se formos pensar na gênese do que é um mindset é justamente isso que ele é, um conjunto mental que faz parte de uma pessoa e faz dela aquilo que ela é.

O que eu quero dizer é que o mindset é um conjunto de forma de pensar que cada um de nós tem, e isso se reflete em nossa forma de agir, dessa forma cada um de nós tem um mindset dentro de nossa mente, mas ao mesmo tempo temos diversos mindsets específicos para assuntos determinados e para situações determinadas.

É justamente nesse ponto que se encaixa o mindset empreendedor, esse é um dos que nós podemos ter dentro de nós no meio de outros diversos. O mindset empreendedor é um conjunto de formas de pensar que todos, ou pelo menos grande parte dos empreendedores tem.

É por isso que todo empreendedor age de maneira parecida e tem características parecidas, ou seja, ações e características típicas de um empreendedor. Muitas vezes as pessoas nascem com isso, mas não é algo totalmente nato, você pode muito bem mudar seu mindset e melhorá-lo de acordo com suas necessidades.

O que eu quero dizer é que a nossa mente é moldável, nossos mindsets não são algo totalmente estático, eles podem ser modificados e até mesmo reprogramados por nós para atingirmos novos objetivos e nos adaptarmos as novas situações que vão surgindo e as novas necessidades de nossa vida.

Se hoje, você acredita não ser um empreendedor, isso não quer dizer que você não possa ser um, basta você começar a aprender mais sobre o assunto e mudar sua forma de pensar e agir para que se torne muito mais empreendedora e que possa fazer você ir além do que tem ido.

Essa é uma das principais e mais importantes características do ser humano, a adaptabilidade. O mundo não é estático e nós também não podemos ser, temos que aprender, mudar e, principalmente, precisamos sempre evoluir! Se ficarmos estagnados as coisas passam por cima da gente.

Conhecimento nunca é demais, aprimorar aquilo que já sabe e conhecer coisas novas é muito importante, e os principais empreendedores do mundo fazem exatamente isso, pois com conhecimento fica mais fácil pensar fora da caixa e ter novas ideias que podem se tornar grandes negócios.

É justamente essa criatividade que eu falei lá no começo do texto que você está procurando, você quer ver as coisas como ninguém mais vê, para desta forma encontrar oportunidades únicas que se apresentem a sua frente, e é assim que você consegue se diferenciar no mercado e estabelecer uma marca de sucesso!

O maior aliado da sua criatividade é o seu trabalho, sua força de trabalho, por isso dizem que o sucesso é 10% de inspiração e 90% de transpiração. Sem trabalho a ideia não vale nada, pois ela vai continuar só sendo uma ideia.

Conhecendo um mindset empreendedor

Estou aqui, escrevendo este artigo, para ajudar todos os que querem se tornar empreendedores, mas não sabem como agir e qual caminho seguir. Isso é muito comum, mas ter a vontade de empreender já é um ótimo primeiro passo para o sucesso! Agora, vou te ajudar com mais algumas dicas.

Como disse, um mindset empreendedor é muito importante para o sucesso, mas ele pode ser aprendido, você não precisa nascer sabendo sobre ele e agindo de acordo. Então, para te ajudar neste assunto, eu resolvi separar cinco princípios que fazem parte de um mindset empreendedor.

A partir desses princípios, acredito que você já vai começar a entender melhor os caminhos que deve tomar e por onde deve seguir. Pensar e agir da forma certa é meio caminho para o sucesso, então tenha sempre isso em mente. Agora, quer conhecer alguns princípios de um mindset empreendedor? Então veja a seguir!

 

Virando a chave do mindset Foco_742X360

 

Chave #1: Foco

Foco é extremamente importante para quem quer ter sucesso na vida, em qualquer sentido, seja você um empreendedor ou não. A vida sem foco fica totalmente perdida e sem sentido e você acaba não conseguindo realizar nenhuma tarefa da maneira que deveria. Portanto, foco é fundamental!

Mas é claro que para quem é um empreendedor ter foco é ainda mais importante, pois você está lidando com um negócio e seu foco pode significar o seu sucesso ou o fracasso e também de sua empresa, portanto, se torna ainda mais importante que um empreendedor tenha foco.

Todos os dias, você deve se lembrar do por que está realizando aquele trabalho, qual é seu propósito com aquilo. Os objetivos devem estar constantemente à sua vista para que você se lembre deles e mantenha seu foco, já que dispersar pode significar uma queda gigantesca em todas as suas expectativas.

Chave #2: Autoavaliar-se

Para saber se você está no caminho certo e se o sucesso está vindo para você como você espera, se autoavaliar de forma mais constante é essencial, isso porque você precisa saber os pontos onde você está mudado e os pontos que precisa melhorar, principalmente no quesito mentalidade negativa.

Sim, pensar de forma negativa é um dos piores inimigos de um empreendedor. Ao contrário disso, ele deve sempre pensar positivamente e saber que algumas ações não são compatíveis com alguém que está querendo ser positivo. Portanto, a autoavaliação vai te ajudar a identificar esses pontos.

Ser muito cauteloso e cheio de planos alternativos ao principal é uma característica de alguém não muito positivo. Não acreditar que você realmente merece também é algo errado para um empreendedor, e a incerteza só vai te deixar mais longe do sucesso, ao invés de mais próximo dele. Se jogue e não tenha medo!

Chave #3: Pense como dono

Agora você é um empreendedor, ou seja, você é o seu próprio chefe e dono do seu negócio, você não é mais um mero empregado e isso tem que estar sempre na sua cabeça para que você possa saber o quanto isso é importante. E sim, isso é extremamente importante!

Sendo seu próprio patrão é claro que você tem mais liberdade, agora você pode fazer seus horários, agora você não deve satisfação a mais ninguém, somente a você mesmo. Mas, ao mesmo tempo em que existe essa liberdade, existe uma responsabilidade muito grande quando se é dono de um negócio.

Muitas vezes, como empregados, alguns detalhes não fazem diferença para a gente, mas agora, como donos, cada detalhe é importante e pode significar muito para a empresa. Portanto, ao mesmo tempo em que temos que ter a consciência de nossa liberdade, também temos a responsabilidade de ser o dono do negócio.

Chave #4: Acredite nos produtos ou serviços que oferece

Quando você tem uma empresa, você tem que oferecer aos seus clientes alguns produtos ou serviços, é assim que funciona o mercado. Esses produtos ou serviços podem ser tanto seus próprios, criados por você, como também podem ser apenas uma revenda de um produto ou serviço criado ou oferecido por outra empresa.

Em qualquer um desses casos, você precisa realmente acreditar e amar aquilo que está oferecendo. A partir do momento que você oferece um produto ou serviço em que não acredita, você terá grandes problemas e o fracasso já estará a vista para você e para a sua empresa.

Você precisa sempre acreditar que aquilo que oferece é útil e necessário para as pessoas e tem sempre que buscar oferecer um produto ou serviço único e de muita qualidade. Sempre buscando melhorar. Se você mostrar isso para as pessoas, elas também vão acreditar em você e no seu produto ou serviço.

Chave #5: Nunca diga apenas que vai tentar

Quando se é um empreendedor de verdade, dizer que você vai “tentar” realizar algo é muito pouco. Quando você é dono do seu próprio negócio, você precisa acreditar tanto em si mesmo quanto na sua empresa, e, dessa forma, não deve dizer apenas que vai tentar, e sim que vai realmente conseguir!

Você vai ter sucesso? A resposta tem que ser sim e apenas isso! Nada de “vou tentar”. Você consegue e precisa realmente acreditar nisso, caso contrário, você estará tendo uma mentalidade totalmente negativa, o que, como já falamos anteriormente, não é algo que um empreendedor de verdade, e de sucesso, precisa em seu mindset.

Toda e qualquer forma de pensamento que não seja totalmente positiva vai dizer ao seu cérebro que existe uma opção que é o fracasso, e isso não é nada bom. Você tem que acreditar que a única opção é, sim, o sucesso. Somente dessa forma você não vai estar se autosabotando e destruindo suas possibilidades de sucesso.

Agora, você já sabe mais sobre o que é e o que faz parte de um mindset empreendedor. Se você quer ter sucesso em sua carreira como empresário e como patrão, você vai precisar fazer com que esses pensamentos e, principalmente, atitudes, penetrem em sua mente, em sua forma de agir, e, dessa forma, seu sucesso estará garantido!

Gostou do Blog e do conteúdo? Então deixe seu Comentário abaixo e Compartilhe com seus amigos!

Olá, Eu sou Fernando Medeiros, Empreendedor Digital  e Quero Ajudar Você a Construir Seu Negócio Online de Sucesso!   
Coloque seu e-mail ao lado e receba GRÁTIS  meu E-book Os 3 Conceitos Básicos do Marketing Digital!
Fique tranquilo, odeio SPAM o tanto quanto você!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Fernando Medeiros sou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Empreendedor Digital e criador do Projeto Negócio Rentabilizado. Sou apaixonado por empreendedorismo desde 1990, pois acredito que através dele podemos ajudar pessoas a transformarem suas vidas! Minha missão é transmitir meus conhecimentos e ajudar as pessoas através do meu Projeto a conquistarem sua liberdade e independência financeira com o Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!