Ganhar Dinheiro Online Fernando Medeiros

Como construir um negócio online do zero

Como construir um negócio online do zero_742X360

A internet deixou de ser um meio de comunicação apenas para entretenimento e informação, e se tornou uma porta para grandes negócios. Sair da zona de conforto e conquistar independência financeira longe de escritórios e de hierarquias repressivas atualmente é possível. Saiba como construir um negócio online do zero.

Há quem não acredite, mas o mundo virtual traz uma liberdade e um espaço que não encontramos no mundo corporativo. E com o grande número de pessoas insatisfeitas com seu trabalho, construir um negócio online pode ser uma oportunidade e tanto para o crescimento profissional.

O lucro através da internet existe e tem pessoas que só sobrevivem disso. Com essa chance que a internet oferece, jovens ambiciosos conquistam cada vez mais espaço criando sites e blogs com conteúdo e serviços inovadores. Há quem faturou 100 milhões de dólares antes dos 30 anos de idade, e quem possibilitou isso foi a internet.

Construir um negócio online do zero não é tão simples quanto construir um perfil em rede social. Sim, o espaço e a liberdade são extensos, mas um conteúdo ou um produto mal trabalhado pode ser um passo em falso para o seu negócio.

Ao se construir um negócio online é necessário que seja exigido certo investimento. Investir é uma ferramenta essencial, não falamos necessariamente em investimento de dinheiro, mas sim de paciência e de empo. Há algumas exceções em que determinado produto, texto ou imagem viralizou e ganhou uma grande repercussão do dia para a noite, porém habitualmente não é assim que acontece.

Planejamento de como construir um negócio online do zero

Para construir um negócio online do zero, primeiramente deve-se haver planejamento. Não é porque a internet é um espaço aberto para todos que para se ganhar dinheiro seja tão simples.

Trabalhe duro no seu planejamento. Através dele você encontrará o melhor caminho a seguir. Ele contribuirá em tudo que irá se corresponder com seu negócio mostrando sempre os pontos positivos e negativos. Um bom planejamento pode até prevenir dificuldades futuras.

Muitas pessoas sofrem ao realizar um planejamento sozinhas. A falta de conhecimento e informação pode ser um empecilho na hora da criação. Pesquisar muito e buscar detalhes sobre diversos itens de um planejamento é inevitável.

Para quem tem muita dificuldade, é indicado que antes de tudo, faça algum curso que o direcione ao melhor caminho. Atualmente existem alguns cursos que são exclusivos para planejamento empresarial e empreendedorismo digital que ajudarão muito no inicio desse percurso.

Algumas vezes, até mesmo antes de se planejar, você já sabe com o que se vai trabalhar. Porém, ao se construir um negócio online do zero, você precisa ir além de saber o que é o produto.

É importante saber vender!

Para vender seu peixe, é importante que você o conheça muito bem. Não apenas pelo seu uso habitual, pelas suas funções básicas, ir mais adiante disso.

Saber suas vantagens e seus benefícios, seu material, sua essência, sua história etc. Saber sua parte negativa também é importante. Dependendo do que, você pode melhorar e também você pode criar uma manobra contra isso com argumentos e artimanhas (buscando um diferencial através de pontos negativos!).

Não sei com o que trabalhar…

Para quem não sabe exatamente com o que se vai trabalhar, é indicado que a escolha seja feita através da identificação. Gostar do que se vende faz toda a diferença. Primeiro que você fala do produto ou do conteúdo com amor, com brilho nos olhos. Segundo é que é muito mais agradável se trabalhar com o que se gosta.

Gostar e ter intimidade com o que se irá oferecer faz parte do planejamento base. A partir dele, você irá gerar alguns princípios que criarão valores ao seu negócio.

Segmentação é a chave

Ao conhecer bem o que se trabalha, é necessário que haja alguns segmentos que irão lhe direcionar para seu público-alvo. A segmentação definirá o tipo de pessoa que você irá atender e aonde seu produto ou conteúdo chegará.

Uma segmentação bem trabalhada pode começar simples, com um foco determinado, e com o tempo, ela pode se abranger e atingir diferentes patamares que você ao menos imaginava.

Quanto melhor e mais segmentado for seu negócio, a chance de destaque na internet é maior. A internet oferece todo o tipo de negócio e de produto e essa ferramenta irá diferenciar o seu trabalho dos outros.

Ao se construir um negócio online do zero, devemos estar cientes de que não é simplesmente montar o conteúdo e jogar na rede. Há alguns instrumentos que compõem a web que trarão um maior destaque e uma maior repercussão.

A segmentação faz parte desse instrumento, mas não basta apenas pensar em seu público-alvo. Existe um tipo de segmentação que se chama “nicho”. Os nichos são segmentos não muito explorados dentro dos negócios. Eles abrangem o mundo o qual seu produto faz parte. Um exemplo: Um blog de futebol, seu nicho é o mundo dos esportes.

Analisando os nichos e a concorrência

Não basta apenas pensar em seu produto como único. A análise dos nichos mostrará a você a série de oportunidades que poderá ter e a grande área que se poderá trabalhar dentro de um determinado mundo.

Além de explorar o que acontece internamente em seu negócio é necessário estar ciente do que se acontece fora. Analisar os nichos te levarão para um caminho que te fará reconhecer diversos fatores externos.

Por orgulho, ou até mesmo para manter a originalidade, algumas pessoas evitam manter um contato com a concorrência. Um grande erro! Observar o que acontece fora, a forma que acontece, e como oferecem, podem te direcionar na construção de um negócio online do zero.

Montar um planejamento baseado em um negócio de sucesso, pode ter resultados positivos. O mundo online te oferece a possibilidade de conhecer diversas empresas e diversas formas de se trabalhar sem ser invasivo. A internet é livre e você pode sondar e bisbilhotar abertamente.

Além disso, através da análise externa, você pode perceber a receptividade que determinado público tem com o produto. Quando construímos um negócio do zero, inicialmente não percebemos todas as necessidades do público e suas criticas. Você pode utilizar essa análise para oferecer soluções ao seu público.

Estar realizando sempre um check-up em nossa concorrência, é uma oportunidade de se diferenciar e se precaver com determinadas questões.

Concentração e foco

Quando construímos um negócio online do zero, deve-se ter concentração e objetivo para se alcançar resultados. Como já foi falado dedicar principalmente paciência e tempo é necessário, e quando o negócio é próprio, isso tudo é redobrado.

Algumas vezes o resultado não acontece como esperamos, mas é muito importante que não desanimemos.

Não é porque estamos trabalhando em casa que vamos ter toda a liberdade. De alguma forma, se escolhemos construir um negócio próprio online, devemos saber que enfrentaremos muitas dificuldades; e talvez mais do que qualquer outro trabalho, muita, mais muuita dedicação.

Crie metas

Um dos meios de se alcançar determinado objetivo é através de metas. Não basta ter força de vontade e determinação quando não se tem foco. Onde você quer chegar? E quais meios serão necessários para se chegar onde quer? Quantas pessoas quero atender? Quanto quero vender?

Coloque em um papel os seus principais objetivos, e o mais importante: corra atrás deles! Liste caminhos para se atingir determinada meta, veja as dificuldades que poderá enfrentar, e se prepare. Estar ciente de que precisa atingir uma meta, exige muita dedicação.

Disciplina

Além disso, como construir um negócio online do zero se não temos disciplina? Fica difícil.

Trabalhar em casa requer todo o conforto de ter sua cama próxima, seu sofá, suas redes sociais á sua disposição. Muito bom se trabalhar em um de seus lugares favoritos, mas é muito fácil também você se deixar levar pelo seu conforto.

Ter regras é de extrema importância. Trabalhar a disciplina exige que você se autocobre de entregar á si mesmo relatórios, conteúdo, demanda de produtos, atender clientes, etc.

Para não deixar a comodidade de seu lar ser traiçoeira com você, determine horários para o trabalho. Crie um esquema onde você irá dedicar um tempo somente á seus afazeres e metas, com o tempo, você se habitua a ter uma disciplina.

Conhecer bem o que se vai trabalhar, se reverte em estar seguro com seu conteúdo e seu produto. A evolução da internet possibilitou aos usuários diversas ferramentas para se construir um negócio online. Elas não são menos importantes, porém, antes mesmo de trabalhar seu domínio, devemos preparar nossa mentalidade para o empreendedorismo.

Não há segredos e nem formulas para ser empresário. Mas, estar ciente e analisar cada detalhe, faz com que você enraíze varias possibilidades de crescimento juntamente com outros utensílios disponibilizados pela grande rede.

Ferramentas para seu negócio online

Para utilizar determinadas ferramentas, não é necessário que se tenha um conhecimento avançado em computação. A internet disponibiliza diversos meios e formas de te ajudar com isso.

Mas primeiramente, antes de mexer com alguns artefatos, é interessante que crie um domínio para seu site, seu blog ou sua loja virtual.

O domínio é o nome que vamos dar á sua empresa. Além disso, ela será identificada por esse nome. Ele ficará mais ou menos assim: www.negocioonline.com.br. É importante que use um nome que seja lembrado facilmente, e um nome não tão complexo. Uma nomenclatura simples e objetiva é o caminho, afinal ele será sua marca.

Quando seu site tiver um domínio, um conteúdo muito bem elaborado e trabalhado com segmentação e nichos, percebemos que é a hora de trabalhar a tão esperada divulgação.

A evolução da internet oferece meios para que isso seja possível. Um meio de iniciar esse trabalho é através de e-mails marketing. Atualmente, o e-mail é um dos principais motivos para o usuário utilizar a internet, e porque não usar esse método para chamar a atenção para o seu produto ou conteúdo?

Esse e-mail será composto com uma mensagem interativa, atrativa, intimista e persuasiva. Através dele, o usuário será direcionado a seu site para poder visualizar o seu produto.

É importante que tenha uma lista de e-mails para poder fazer a divulgação. Porém esses e-mails não podem ser para qualquer pessoa. É essencial que a pessoa aceite, ou tenha uma certa relação com o produto, ou então, ao ver que se trata de um e-mail com propaganda, eles simplesmente descartam-no.

Para capturar e criar uma lista de e-mails, você pode criar formulários dentro de seu site que oferecem o serviço de você aceitar receber noticias sobre o produto ou conteúdo.

É um trabalho detalhado, e caso não consiga realizá-lo sozinho, existem empresas com profissionais qualificados que oferecem esse serviço. Esse tipo de marketing é um dos principais da internet, e possuem um custo benefício inferior aos outros.

Além disso, as redes sociais estão aí para você. Uma ferramenta gratuita, que é considerado um meio fortíssimo para divulgação. Mostrar que você existe e que escuta seu público através da interação, trás credibilidade ao seu negócio e fidelidade.

As redes sociais devem ser utilizadas também para publicar assuntos direcionados ao nicho de seu produto. Não ficando apenas aquela coisa chata de querer vender algo, e sim vai enriquecer sua página com conteúdo e informação.

Gere tráfego para seu projeto

Os sites necessitam de visitações. A importância do tráfego vai além de mostrar que você existe, há pessoas que ganham dinheiro apenas com o número de visitação em sites.

Quando buscamos algo na internet de nosso interesse, apelamos pelos sites de ferramentas de busca (google, yahoo, etc). Esses sites utilizam uma ferramenta importantíssima para quem trabalha com a grande rede, uma ferramenta utilizada no SEO (Search Engine Optimization), que é a ferramenta que trabalha e otimiza sites para que eles se destaquem através de Keywords, ou palavras-chaves.

As palavras-chaves são aquelas palavras ou um grupo de palavras classificadas que irão resumir do que se trata o seu site ou seu produto. Através delas, e através da escolha correta, você é colocado em uma posição elevada em sites de busca, aumentando assim seu tráfego.

Como você conhece muito bem o seu negócio, e como foi bem trabalhado, as principais palavras-chaves estarão dentro das segmentações e dos nichos. Há as palavras chaves sementes também, que são aquelas que dizem o que o produto realmente é, mas elas devem ser muito além do que isso.

Algumas plataformas auxiliam o encontro de palavras-chave como o Google Keywords que possibilita além de pesquisar palavras-chaves, dá a oportunidade de estatísticas das mais rentáveis.

Não há regras que diga como construir um negócio online do zero, mas dedicar um tempo e ter foco poderá mudar toda a sua vida.

Olá, Eu sou Fernando Medeiros, Empreendedor Digital  e Quero Ajudar Você a Construir Seu Negócio Online de Sucesso!   
Coloque seu e-mail ao lado e receba GRÁTIS  meu E-book Os 3 Conceitos Básicos do Marketing Digital!
Fique tranquilo, odeio SPAM o tanto quanto você!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Fernando Medeiros sou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Empreendedor Digital e criador do Projeto Negócio Rentabilizado. Sou apaixonado por empreendedorismo desde 1990, pois acredito que através dele podemos ajudar pessoas a transformarem suas vidas! Minha missão é transmitir meus conhecimentos e ajudar as pessoas através do meu Projeto a conquistarem sua liberdade e independência financeira com o Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!